terça-feira, 16 de setembro de 2008

Instalando Ubuntu no Sony Vaio VGN-NR110E

Semana passada coloquei minhas mãos num Sony Vaio VGN-NR110E. Excelente notebook, preço bem acessível e com a qualidade Sony.

A primeira coisa que fiz ao mexer nele foi fuçar no Vista para me certificar de que não queria ele e me deparei com um o bolo de aplicações que a Sony enfiou na máquina. Só essas crianças estavam ocupando 40Gb do meu HD (que é de 120Gb)! Ah não, fui direto para o Ubuntu.

Gosto mais do Kubuntu, mas baixei o "vanilla" sem querer e continuei assim mesmo.

Fiquei impressionado quando percebi que _quase_ tudo funcionou de prima. Lógico, o problemático wireless foi o que deu trabalho. Procurei pela solução e encontrei esse link, que me levou para a página de download da última versão do madwifi. Pronto!

Com um porém. Graças a alguma coisa proprietária e ainda não compreendida (graças a excelente documentação técnica da Sony), a placa de rede wireless não funciona após o reboot. Ela só funciona quando o computador é desligado e ligado novamente.

Só faltaram mesmo os botões de ajuste de brilho funcionarem e ainda não consegui testar 100% a saída de vídeo externa. Alguém sabe me dizer se funciona? :)

Assim que puder, coloco aqui alguns screenshots. Ficou show de bola! O notebook tira cerca de ~800fps no glxgears. Não é muito, mas quebra um galho bacana!


Abraços!

3 comentários:

  1. i recentemente tentei instalar o Ubuntu 8.04 no meu Sony Vaio VGN-NR110E. mas o celular didnt trabalho. você encontrou uma solução para isso? (i falam Inglês e utilizados para este Traduz Google)

    ResponderExcluir
  2. I'm not sure what you're talking about. The translator screwed it up :)

    It looks like you're talking about wifi?

    It was the only issue I had so far, all I had to do was download a newer madwifi (from the support ticket part in the post) and then:
    $ tar -zxf madwifi-x-x-x.tar.gz
    $ cd madwifi-x-x-x
    $ make
    $ sudo make install

    Hope this helps :)

    ResponderExcluir