quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Saraiva e iPod Touch

[Acompanhe o decorrer da história no final do post!]

O post da MacMagazine fez muita gente correr pra saraiva para comprar seus iPod Touch 2a geração, 8Gb por R$689,00.

Fui um deles :)

Qual não foi a surpresa quando recebi um email de confirmação dizendo que o que eu pedi foi um de 1a geração, e não de segunda. Que isso?!

Liguei e reclamei. Ainda estou esperando o retorno deles para ver o que será feito. Se vc tem interesse na "causa" ou está passando pelos mesmos "apuros", acompanhem aqui.

Que beleza, hein Saraiva? Os comprovantes que recebi pelo site estavam certos, agora os do email e pedido interno deles etavam errados... Acho que terei que procurar meus direitos.


Resumo da Ópera, demorei 2 meses mais ou menos 13 dias para receber meu produto. Perdi muito tempo de trabalho indo ao PROCON, audiências e ligações para ter meus direitos cumpridos. Mas resolveu! Só ainda tenho que entrar na justiça para reaver esse tempo perdido. Isso não é justo. Esse caso ainda não foi encerrado.

22/10/2008 14h:
A Saraiva informou por telefone que houve um erro no sistema deles e que eles estão entrando em contato com quem fez a compra para cancelar o pedido.

Tive que cancelar, pois não me foi dada nenhuma outra alternativa e o pagamento aindanão tinha sido feito (parcelei no cartão). Mas quem já pagou vai ter dor de cabeça. :)

22/10/2008 17h:

Estou entrando no PROCON pois me senti lesado. Vamos ver no que dá.

23/10/2008 12h:

Entrei no PROCON com pedido para a Saraiva honrar o compromisso de venda do aparelho. Eu quero meu iPod Touch 2a geração!
Agora é rápido - juridicamente falando - em 45 dias tenho uma audiência para resolver isso.

26/11/2008 17h:

Enviei email diretamente ao RI (relacionamento com o investidor) da Saraiva para ver se eu era ouvido. Mostrei a eles o que eles estão fazendo com sua imagem online ao tratar seus clientes com falta de respeito. Talvez eles percebam que como uma empresa online, sua imagem nesse mercado é muito importante!

Tomara que percebam, para o próprio bem deles.

01/12/2008 11h:

Recebi uma ligação da Saraiva dizendo que era sobre uma reclamação que fiz para a diretoria - pelo jeito acertei na mira ligando para o RI.

Fui informado que os clientes que receberam o aparelho de 1a geração ganharam um vale de R$100,00 para gastar na loja deles, e a PROMESSA de que assim que o produto pelo qual eles pagaram estiver disponível, eles poderão trocar sem problemas. Promessa? Só se for por escrito!

Depois de muito blábláblá, me sugeriram aguardar 3 semanas até que o produto chegue para então negociarmos. Então quer dizer que tenho que esperar 3 semanas, e caso o aparelho custe R$900,00 eu vou ter que ficar chupando dedo, é isso? A atendente não soube o que dizer.

Sugiro que façam o seguinte: mandem o de 1a geração, vale-presente de R$100,00, e uma carta POR ESCRITO dizendo que receberei o de segunda geração assim que ele estiver disponível. Fui informado que amanhã pela manhã receberei uma ligação com uma nova proposta.

Em 2 semanas tenho minha audiência no PROCON e não quero saber de promessas, quero ver soluções!

Vejam www.saraivanao.com.br e Google Bomb!

02/12/2008 13h:

Eles ligaram! A mesma atendente - desta vez peguei o nome - ligou para dizer que a Saraiva fará o seguinte: assim que chegar o iPod Touch 2a geração eu serei informado e pagarei somente os R$689,00 que pagaria antes - independente do valor que ele vier (palavras da atendente). Fiquei feliz, só por eles fazerem o que lhe é de OBRIGAÇÃO.

Tem um porém, pedi que me fosse enviado um email com a proposta para somente então acreditar. Ainda não recebi nada, e as 2 semanas para a audiência estão acabando.


08/12/2008:

O descaso fica cada vez mais aparente. Eles não mandaram o tal email com a proposta.
Mandei um email para a atendente (peguei no reclameaqui, pelo jeito ela é popular) copiando, denovo, o RI. Dessa vez espero poder resolver nossos problemas no PROCON.


16/12/2008 15h:

Tive minha audiência no PROCON, e eles não foram. Como já contei essa história, coloco aqui o email que mandei para o Whinston que foi publicado no site que fala sobre a reputação da saraiva.

Whinston,

Ontem, 16/12/2008, foi minha audiência do PROCON com a Saraiva e, adivinha, eles não foram. Tudo que se deram ao trabalho de fazer, foi mandar uma carta com um acordo que poderíamos fazer. No acordo eles me davam 2 opções: ficar com o iPod de 1a geração e receber um vale-compras de R$100,00 ou ter meu dinheiro de volta.

Eles não sabem nem do meu problema, não se deram ao trabalho de estudar ele antes de escrever essa carta. Eu não recebi nenhum iPod de 1a geração e nem paguei - eles cancelaram meu pedido antes de confirmar com a operadora de cartão de crédito.

Por essas e outras, eles vão levar uma multa com o valor a ser definido: entre 2 mil a 3 milhões de UFIR (1 UFIR = R$1,06). Fico impressionado com a negligência deles. Por causa de uma "bobeirinha" de R$700,00 eles vão levar uma multa desse tamanho e ainda vou entrar na justiça pedindo meu iPod, danos morais e materiais.

O valor da multa que eles vão levar eu vou saber só daqui uns 15 dias.

19/12/2008:

Como foi avisado aqui nos comentários, a Saraiva agora está vendendo o iPod Touch 2a geração (denovo). Reparem que agora eles estão bem cautelosos nas fotos e na descrição. Então quem for comprar, cuidado! Pois agora ele custa quase R$1200,00. Então a dor de cabeça também é quase o dobro.


26/12/2008:

A Saraiva disse que irá reparar o erro e fazer a troca com todos os que receberam o iPod touch de 1a geração no lugar do de Segunda geração que haviam comprado.


02/01/2009:

Entrei em contato com a Saraiva pois ninguém deles entrou em contato direto comigo para saber como resolveríamos o problema. Depois de algumas ligações, descobri que a pessoa responsável (Cristiane) não estava mais naquele prédio, e sim em outro. Me passaram o número desse novo lugar. Depois de algum tempo consegui falar com ela - detalhe que todas as ligações foram interurbanas, mas a saraiva fez o favor de retornar algumas.

06/01/2009:

Depois de ligações e longas conversas com a Saraiva (Cristiane), percebi que o problema não era a pessoa que estava atendendo e sim a porcaria da Saraiva que não dava estrutura. Afinal, a Saraiva (Cristiane) não poderia me entregar o de segunda geração pois o meu pedido havia sido CANCELADO. Sim, ele foi cancelado e eu sei. Mas foi cancelado pois a minha conversa com a 1a atendente foi algo do tipo:
- Houve um erro no site e precisamos cancelar o seu pedido. Como sua compra foi feita pelo cartão de crédito ele não foi debitado, então podemos cancelar sem problemas.
- Ok, eu não quero. Mas eu tenho outra opção?
- Pois é, foi um erro...
- Tenho outra opção? (queria que o atendente disesse não)
- Infelizmente agora não há nada que possamos fazer além de cancelar seu pedido. (atendenten bem instruido e usa palavras "difícieis" para dizer "não")

Como viram, não fui eu que cancelei o pedido. Foram eles mesmos. E eu to pagando o pato por causa disso? Ah, sai dessa vida.

Passei essa informação para a Cristiane e ela informou que verificaria com seus superiores.

05/01/2009:

Recebo uma ligação da Cristiane falando que conseguiu que me liberassem o iPod 2a geração para resolvermos esse problema de uma vez por todas. Afinal, era só isso que eu queria desde o começo. Informo outro cartão de crédito (aquele já venceu), e pronto.

Fui correndo ao site da Saraiva.com.br para verificar o status do meu pedido. Aí me deparo com isso:



Que beleza, fizeram um novo pedido e tá tudo indo normal! Vou salvar isso antes que alguma coisa dê errado...
Depois de alguns refresh:



Epa, cade meu pedido anterior? Apagando sujeira? Parece... Bom, vou salvar...
Tudo bem, tudo "normal" por enquanto. Dia seguinte nova surpresa...



Foi tudo certo! :)

06/01/2009:

Recebo email da Saraiva.com.br:


Pedido Postado
THIAGO HENRIQUE POJDA,

Obrigado por escolher a Saraiva.com.br para realizar sua compra.

Seu pedido de número foi encaminhado para a empresa transportadora.

O(s) item(ns) que compõe(m) seu pedido são:

Descrição Qtde.
Ipod Touch 2ª Geração 8gb (até 1750 Músicas) Apple Mb528bz/a

Blz, parece que agora vai.

Recebo junto um email da Cristiane informando que o pedido foi postado e deve chegar em 4 dias úteis.

08/01/2009 11h:

Chegou!



(Sim, eu sei que o iPod está de ponta-cabeça. Mas a euforia era maior...)

10 comentários:

  1. bém fui um lesado na história... ainda não ligaram pra mim para cancelamento do pedido!

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  2. Boa Tarde, sou de Curitiba e também fui iludido pelo erro de sistema da Saraiva. Ainda não entrei no Procon nem no Forum Especial pois estou esperando minha encomenda chegar, dizem que vem um de primeira geração com nota da segunda geração! Erro grotesco. Enquanto isso abri uma reclamação no site reclameaqui. segue o link: http://www.reclameaqui.com.br/190185/saraiva-livraria-editora-e-loja-virtual/venda-de-ipod-touch-2a-geracao/

    Aconselho o pessoal a fazer o mesmo!

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  3. Certinho.. Vai atrás dos teus direitos mesmo.

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  4. Caro Thiago... com a Saraiva não quero conversa. Eles fazem promessas e não cumprem!!! Teve gente q aceitou essa proposta do vale persente de 100,00 e depois que usou, suas "compras" chegaram 15 dias depois e mesmo assim mandaram dvd's ao invés de livros...

    já fui ao PROCON e tenho um retorno progamado para o proximo dia 16.

    O pior que fiz uma compra no ponto frio (semana passada) de um celular e depois que os caras receberam o dinheiro deram meu pedido como recusado. Fazem dois dias que tento um contato com eles e nada.

    E aí... quem é pior? SóRaiva ou PontoFriA ?

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  5. Amigo, estamos juntos nessa!
    Se quiser colaborar, entre em contato que vc posta comigo no site.

    www.pontofrionao.com.br

    grande abraço!

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  6. Tem update no site e infelizmente é má noticia!

    http://pontofrionao.com.br/blog/

    Abraço!

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  7. Boas novas!

    Agora não tem mais desculpa do Ponto Frio para não fazer a troca: o novo ipod touch 2 geração já está disponível para compra na Saraiva. Em breve já estará pipocando nas outras lojas.

    Link do produto: http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/produto.dll/detalhe?pro_id=2615299&ID=BB007BF97D80C1217091D0273&PAC_ID=25344

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  8. - UPDATE -
    O produto não se encontra mais disponível. É jogo de esconde esconde?

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  9. Pessoal, sou o responsável pelo site saraivanao.com.br e gostaria de comunicar que nosso direito foi preservado e recebemos o produto anunciado. Ou seja, fizemos valer nosso direito de consumidor e obtivemos o produto correto, apesar da dor de cabeça e da posição da Saraiva de enrolar o caso.

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